sábado, 10 de janeiro de 2009

Ao analisar pensamento de Gardner, estaremos compreendendo melhor a estrutura do pensamento humano, já que este não se caracteriza como algo limitado e ou formatado previamente, ou seja, a estrutura mental abrange uma série de categorias que, muitas vezes não são aproveitadas nas escolas, tendo em vista que o pensamento racional cartesiano prevalece sobre qualquer circunstância ainda hoje.
De certa forma o pensamento de Gardner não deixa de ser revolucionário, uma vez que, antes dele, se avaliava apenas dois tipos de inteligência: a lingüística e a lógico-matemática, ou seja, aprendemos usando recursos da linguagem falada da escrita e da lógica.A tradição cartesiana prevalece à medida em que se exclui todas as outras possibilidades de expressão das inteligências. Nesse caso, o Ser é seu pensamento e não o seu conjunto ou suas particularidades especiais. Para Gardner, se as pessoas são diferentes umas das outras, também são diferentes suas maneiras de entender as coisas. Não existe, portanto, pessoas sem inteligência. Se um catador de papel que trabalha o dia todo para sobreviver e ainda sustenta sua família com o seu trabalho, não poderíamos dizer que essa pessoa não possua sua inteligência particular e que todavia não é menos importante que nenhuma outra inteligência. Como diria filósofo Sócrates: apenas é necessário fazê-lo parir as idéias.
Em fim, o que Gardner pretende demonstrar é que existem são pessoas com potenciais diversos que precisam ser estimulados para serem desenvolvidos. Esses potenciais são diferentes em cada época (ou “estágios” , como no pensamento de Piaget) da vida da pessoa.